sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Transverso - Residência remoto-virtual: territórios estéticos negr@s e pindorâmic@s - meus trabalhos

Nos meses de outubro e novembro de 2022, participei da residência artística promovida pela Escola Livre de Artes - Arena da Cultura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A residência recebeu o nome de "Transverso - Residência remoto-virtual: territórios estéticos negr@s e pindorâmic@s" e foi ofertada no âmbito das atividades da Escola Expandida do Arena.

O objetivo foi este: "Esta residência artística é de curta duração e consiste em criar um espaço remoto/virtual onde os(as) participantes irão buscar diálogos coletivos sobre seus processos de criação artística, propiciando a troca de experiências, linguagens, conhecimentos, realidades e valores. Terão como eixos estruturantes os territórios estéticos negr@s e pindorâmic@s, as fricções com as suas materialidades, as cosmovisões que as envolvem, as potencialidades e aberturas para as experimentações múltiplas do grupo de trabalho sob orientação de duas professoras e pesquisadoras."

Além de mim, participaram mais três colegas. As aulas foram ministradas pelas professoras Sol e Talita. As aulas foram bem elaboradas, sempre dinâmicas e com materiais interessantes. As atividades propostas nos levaram a pensar a temática e a experimentar produções diferentes do que fazemos tradionalmente.

A seguir apresento meus dois trabalhos preferidos dentre os que realizei:

O primeiro é uma série de fotografias que nomeei "EuLivro" no qual fiz uma performance com um objeto significativo para mim. Inspirei-me nos trabalhos de Paulo Nazareth e Nego Bispo. A técnica é fotografia e reflete minha relação com os livros.

O segundo é uma colagem que fiz inspirada nas discussões sobre ancestralidade e arte indígena e nos trabalho de Vik Muniz e Uyrá Sadoma. Dei o título de "EuNaNatureza" e reflete o desejo que tenho ultimamente de estar cada vez mais em ambientes naturais. 




Participei no mês de novembro/23 da Mostra Expandida da Escola Livre de Artes - Arena da Cultura com os trabalhos acima.




sábado, 12 de março de 2022

Mostra Saúde Mental e Arte: perspectivas


Durante a pandemia, em determinados momentos, sofri uma espécie de apagão criativo, durante o qual não encontrava motivos ou vontade para pintar ou desenhar. Foram momentos estranhos e difíceis. Eu tinha consciência de que todos os acontecimentos ruins que a pandemia gerava estavam me afetando mentalmente e buscava lutar contra. Quando fiquei sabendo da convocatória do setor de Saúde Mental da UFMG para refletir o período artisticamente, resolvi participar para tentar processar meus sentimentos de uma maneira produtiva. Assim nasceu o trabalho em xilogravura que chamei de CASATRABALHOCASA. Convido-o a conhecê-lo, acesse https://www.ufmg.br/saudemental/trabalhos/casatrabalhocasa-por-cristina-goncalves-ferreira-de-souza/