sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Helicônias

Helicônias. Cristina Souza. 2020. 50 x 70. Óleo sobre tela.

Não tenho um registro melhor deste quadro porque fiquei ansiosa para entregar quando terminei e não fotografei direito. Foi um presente para minha irmã Juliana, para a casa nova dela. Essa pintura, que dei o nome de Helicônias, foi meu primeiro quadro pintado com tinta a óleo. Demorei mais de seis meses pintando, de 2019 para 2020. Esse trabalho foi a tentativa de estabelecer um estilo de pintura com uma temática que eu gosto que é a natureza. Sempre fotografei e desenhei plantas, mas não acreditava que poderia ser uma temática artística porque estava procurando algo 'elevado' para trabalhar. Então, vi uma exposição da Yara Tupynambá na Casa Fiat, Pintando a Natureza, que achei lindíssima e vi que toda temática fica linda nas mãos de uma boa artista. O trabalho da Yara Tupynambá é simplesmente maravilhoso! Mas não sabia se era o meu caso. Se eu podia me atrever. Somente quando desisti dessa ideia de que eu não podia é que consegui seguir a minha vontade de retratar a natureza. Meu quadro é mais figurativo e que não tem muita técnica realista, é chapado e parece desenho em alguns momentos. Isso não me incomoda porque desenhar ou pintar assim não quer dizer que eu não saiba fazer de outra forma. Quer dizer que esta forma me agrada. E decidi que faço o que me agrada em arte daqui pra frente. Não tenho nenhuma obrigação. Que bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!